DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

A DPOC é uma doença respiratória crônica prevenível e tratável caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nas vias aéreas e destruição do tecido pulmonar, dificultando a respiração. O tabagismo é o seu fator de risco mais importante, porém a inalação da fumaça decorrente da utilização do fogão a lenha também pode ser causadora. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a DPOC afeta cerca de 210 milhões de pessoas em todo o mundo e estima-se que será a terceira principal causa de morte em 2020.
dpocOs sintomas são ocasionalmente confundidos com o envelhecimento e os mais comuns são falta de ar, tosse e produção de catarro – com ou sem chiado no peito. É preciso atenção quando a falta de ar atrapalha a pessoa a realizar ações que costumava fazer naturalmente e sem cansaço, como subir uma escada ou tomar banho. O diagnóstico é realizado pela história clínica, exame físico e realização da espirometria que utiliza um aparelho no qual a pessoa sopra em um bocal e é avaliada a sua capacidade respiratória (volume e fluxos do ar que sai dos pulmões).
Além da limitação física causada pela falta de ar progressiva que pode prejudicar ações cotidianas como caminhar ou subir escadas, são comuns quadros de depressão e ansiedade, que surgem como uma resposta psicológica às limitações da vida diária. Por isso, é importante também realizar atividades prazerosas e procurar acompanhamento profissional.
O primeiro passo para o tratamento é parar de fumar e iniciar atividades físicas diárias (exercícios). Em paralelo, é indicado o tratamento com broncodilatadores (medicamentos que dilatam os brônquios). Um programa de reabilitação pulmonar supervisionado auxilia na autonomia do paciente. Em casos mais graves, é indicado o uso de oxigênio.

Fonte: acritica.com