Fisioterapia na Doença Arterial Obstrutiva Periférica

fisio-daopA doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) tem como principal causa a aterosclerose, que de forma evolutiva, provoca obstrução nas artérias. A claudicação intermitente, um sintoma da DAOP, caracteriza-se pela ocorrência de dor na perna ao caminhar, que muitas vezes limita as atividades de vida diária desses pacientes.

O tratamento da DAOP inclui modificação dos fatores de risco, mudanças no estilo de vida e o uso de drogas específicas geralmente associadas a exercícios físicos, sendo que esta associação reduz a necessidade de intervenção cirúrgica ou endovascular, limitando os procedimentos invasivos para pacientes que tem piora de seus sintomas.

runA intervenção fisioterapêutica na DAOP envolve a realização de exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta alternados com cicloergômetro de braços), exercícios resistidos (musculação) e eletroestimulação neuromuscular (aplicação de corrente elétrica modulada que gera contrações musculares). A fisioterapia por meio desses exercícios pode trazer benefícios para esses pacientes, tais como: melhora na qualidade de vida, redução da dor durante a caminhada e aumento do desempenho nas atividades de vida diária e ocupacionais.

Fonte: J Vasc Bras. 2009;8(3):247-254

Voltar

2016 - Todos os direitos Reservados