Previna Doenças e Promova a Saúde com Exercícios Supervisionados

Várias evidências científicas mostraram o papel do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças crônicas nos últimos tempos. O exercício pode ser considerado um pré-requisito fundamental para o bem estar e integridade física humana. Com o grande aprofundamento da biologia molecular, os mecanismos como a biodisponibilidade e a mobilização de células progenitoras puderam ser identificados com detalhes, o que melhorou a nossa compreensão dessa ferramenta terapêutica.

noticia

Se você acha que se exercitar apenas 30 minutos por dia não adianta muito, está enganado. Esse tempo é considerado mais do que suficiente para trazer benefícios à sua saúde. A atividade física aeróbica, seja ela a caminhada, corrida, pedalada, entre outras, ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular, combate doenças crônicas, aumenta a energia e disposição para as tarefas diárias, previne gripes e resfriados, eleva o humor e ajuda a manter o peso.

A prática de atividades físicas tem sido recomendada como ferramenta não farmacológica para atenuação dos fatores de risco da doença cardiovascular, como hiperglicemia, resistência à insulina e obesidade. Atividade física moderada, 30 minutos por sessão, ao menos 3 vezes por semana tem sido proposta para promoção de saúde. No entanto, foi verificado em um estudo que entre todos os praticantes apenas uma pequena parcela realizavam atividade física conforme recomendações. Além disso, a maioria dos usuários não possuía nenhum tipo de recomendação médica para a prática de exercício físico. Este dado demonstra que a prática de atividade física não supervisionada e não orientada pode não trazer benefícios no controle dos fatores de risco para a doença cardiovascular. Além disso, pode expor ainda mais o praticante a um evento súbito durante a realização do exercício físico.

A adoção da atividade física regular de moderada a vigorosa intensidade, independentemente de sexo ou idade, traz benefícios para a saúde e melhora na qualidade de vida. Mas, para que esses benefícios sejam sentidos pelos praticantes, a orientação deve sempre assegurar o máximo de vantagem com o mínimo de risco de lesões ou complicações, estabelecendo-se uma boa relação risco-benefício.

Segundo os geriatras, a atividade física supervisionada é um dos melhores aliados para ter uma vida saudável, inclusive na terceira idade. Após os 60 anos, ocorre no indivíduo sedentário uma redução da força muscular, afetando, principalmente, os membros inferiores e o tronco, com diminuição da velocidade de andar e maior incidência de quedas e fraturas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5% a 10% dos idosos sofrem algum tipo de acidente doméstico grave, especialmente os sedentários. Nesse sentido, a atividade física em pessoas de terceira idade deve ser praticada supervisionada por profissionais especializados. Dessa forma os exercícios físicos são realizados na “dose”’ adequada e podem retardar a perda da força muscular, protegendo o idoso de acidentes. Além disso, esse grupo de indivíduos deve realizar avaliações médicas multidisciplinares periódicas para estabelecer com segurança os limites cardiológico, pulmonar, metabólico e muscoesquelético mais adequados para a realização de um programa de atividade física.

Fazer atividade física é fundamental para manter sua saúde em dia. Não perca tempo, agende uma consulta com seu médico e inicie um programa de exercícios supervisionado por um profissional.

2016 - Todos os direitos Reservados