Reabilitação Pós Covid-19 (Novo Coronavírus)

Segundo a Organização Mundial da Saúde a COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

A maioria das pessoas infectadas se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Estudos demonstram que uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e evolui para um quadro de comprometimento respiratório severo. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como obesidade, diabetes, pressão alta, problemas cardíacos e pulmonares, têm maior risco de ficarem gravemente doentes.

Apesar do comprometimento respiratório, outros sintomas sistêmicos podem vir se manifestar, tais como distúrbios neurológicos, gastrointestinais e musculoesqueléticos. Podem ocorrer ainda sequelas físicas menos comuns, decorrentes da imobilidade prolongada, incluindo descondicionamento cardiorrespiratório, perda de massa muscular, instabilidade postural, tromboembolismo venoso, neuropatias periféricas e úlceras por pressão.

“Os efeitos a longo prazo da Covid-19 não devem ser ignorados”

O acompanhamento de pacientes infectados comprovou significativa melhora dos sintomas através do monitoramento realizado por fisioterapeutas, em especial quando acompanhado de um programa intensivo de reabilitação física de duração variável, de 4 semanas a 6 meses, a depender das condições individuais de cada paciente.

Imagem Covid-19 - Website 2

A reabilitação do paciente pós COVID-19 tem como objetivo o recondicionamento cardiorrespiratório através de técnicas de fisioterapia respiratória, treinamento aeróbio e resistido, dentre outras. O fisioterapeuta responsável pelo tratamento avaliará as comorbidades envolvidas que possam representar desafios no processo de reabilitação e elaborará um programa individualizado, focado nas principais queixas e possíveis complicações que possam vir a surgir.

Nosso atendimento, abrange os diversos cuidados necessários com cada paciente, desde os que estão acamados àqueles que precisam apenas de orientações para melhoria da qualidade de vida no pós COVID-19, visando a retomada dos pacientes às suas atividades cotidianas.

Realizamos atendimento presencial ou por telereabilitação proporcionando segurança ao paciente.

Fontes: Organização Panamericana de Saúde (OPAS)  https://www.paho.org/pt/covid19

Silva RMV, Souza AVC. Fase crônica da COVID-19: desafios do fisioterapeuta diante das disfunções musculoesqueléticas. Fisioter Mov. 2020;33:e0033002