Reabilitação Pulmonar

Reabilitação Pulmonar é um programa multiprofissional que é individualmente delineado para otimizar o desempenho físico, social e a autonomia, dos portadores de doenças respiratórias crônicas. Tem como objetivo devolver a independência do paciente com disfunção respiratória frente às atividades diárias, melhorando sua qualidade de vida.

reabilitação-pulmonarEstá indicado a todos os pacientes com doenças pulmonares crônicas que já estejam sob terapêutica adequada, mas que continuam apresentando falta de ar. Devem ainda estar estáveis do ponto de vista clínico de qualquer doença da qual possam ser portadores. Por fim, devem estar motivados e ter pleno conhecimento das dificuldades iniciais de adaptação aos exercícios. É essencial que assumam a reabilitação como um instrumento que vai ajudá-los a recuperar muito do que a doença os privou de fazer, sabendo, entretanto que não se trata de uma terapia passiva, mas que seus benefícios terão que ser conquistados.

Baseia-se em exercícios aeróbicos (caminhadas no solo ou em esteira, bicicleta ergométrica) e resistidos (utilizando pesos, estações de musculação) que condicionam o paciente, gerando diminuição da falta de ar, e melhor desempenho nas atividades de vida diária. Além disso, podem ser incluídos exercícios de alongamentos, relaxamento e orientações sobre como auto gerenciar os sintomas da doença.

Atendimento Domiciliar na Reabilitação Pulmonar

Inicialmente o fisioterapeuta irá realizar uma avaliação e identificar se o paciente esta clinicamente apto a realizar a reabilitação no domicílio. Após contato com o médico responsável, caso o quadro do paciente exija recursos especiais de monitoramento e assistência, será recomendado à realização em ambiente ambulatorial adequado. Também será identificada a necessidade da intervenção de outros profissionais como nutricionistas, técnicos de enfermagem e psicólogos.

Após avaliação será configurado um programa de exercícios individualizado, que dependendo do comprometimento do paciente será realizado 2 ou 3 vezes por semana durante 3 meses. No fim do programa o paciente será reavaliado do ponto de vista físico e verificado a necessidade de manutenção da reabilitação com supervisão do fisioterapeuta.