Reabilitação Cardiovascular

Segundo a Organização Mundial da Saúde, reabilitação cardiovascular é o somatório das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de cardiopatia  ou que possuem fatores de risco as melhores condições física, mental e social, de forma que eles consigam, pelo seu próprio esforço, reconquistar uma posição normal na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva.

Esta indicada para indivíduos portadores de fatores de risco de doença coronária aterosclerótica (tabagismo, hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes, obesidade, sedentarismo); portadores de doença arterial coronariana, angina estável, pós-infarto agudo do miocárdio, pós-revascularização do miocárdio; pós-angioplastia coronária; valvopatias; portadores de cardiopatias congênitas; cardiopatia hipertensiva; cardiomiopatia dilatada; pós-transplante cardíaco e portadores de marcapasso.

reabilitacao-cardiovascularBaseia-se em exercícios aeróbicos (caminhadas no solo ou em esteira, bicicleta ergométrica) e resistidos (utilizando pesos, estações de musculação) que condicionam o paciente, gerando diminuição da falta de ar, e melhor desempenho nas atividades de vida diária. Além disso, podem ser incluídos exercícios de alongamentos, relaxamento e orientações sobre como auto gerenciar os sintomas da doença.

Inicialmente o fisioterapeuta irá realizar uma avaliação e identificar se o paciente esta clinicamente apto para realizar a reabilitação no domicílio. Após contato com o médico responsável, caso o quadro do paciente exija recursos especiais de monitoramento e assistência, será recomendado à realização em ambiente ambulatorial adequado. Também será identificada a necessidade da intervenção de outros profissionais como nutricionistas, técnicos de enfermagem e psicólogos.

Após avaliação será configurado um programa de exercícios individualizado, que dependendo do comprometimento do paciente será realizado 2 ou 3 vezes por semana durante 3 meses. No fim do programa o paciente será reavaliado do ponto de vista físico e verificado a necessidade de manutenção da reabilitação com supervisão do fisioterapeuta.

Fonte: OMS – http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/38455/1/WHO_TRS_831.pdf?ua=1